Roraima atendeu em 2018 mais 11 mil alunos pelo SESI e SENAI - Tudo Roraima

Últimas Notícias

Anúncio principal

Post Top Ad

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Roraima atendeu em 2018 mais 11 mil alunos pelo SESI e SENAI

SENAI
Em 31 anos de existência, as duas instituições somam juntas 2,8 milhões de atendimentos à população

Boa Vista, RR - Na busca do desenvolvimento da educação profissional de qualidade e pela inserção e recolocação de jovens e adultos no mercado de trabalho, o SESI e SENAI de Roraima têm investido cada vez mais na formação da população que vive no estado.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), em 2018, foram matriculados no SESI 857 estudantes no ensino básico e 162 na educação de Jovens e Adultos. No SENAI, 10.398 pessoas foram capacitadas e mais de R$ 2, 9 foram investidos em cursos.

Para 2019, serão abertas 1.283 vagas para a educação básica e de jovens e adultos e 9.311 vagas em educação profissional. Segundo a FIER, ao longo dos 31 anos de existência, o SESI (RR) já realizou mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos em educação, saúde, atividades culturais e esportivas, ações de cidadania e de responsabilidade social. Já no SENAI, mais de 100 mil alunos passaram pelas salas de aula.



Mesmo com um histórico de sucesso é possível que essa realidade mude. Isso porque o governo Federal tem sinalizado um possível corte de verbas no sistema S - que inclui SESI e SENAI. O argumento é que a organização deve se ajustar aos cortes de custos do novo governo.

Destaque

Entre as diversas capacitações, Roraima destaca-se no ensino da matemática, um dos grandes desafios da educação no Brasil. Alexsson Pereira, de 39 anos, é professor da disciplina há 6 anos no SESI de Boa Vista, em Roraima, e chamou atenção pela maneira interativa e inovadora com que ensina a matéria aos seus alunos do ensino fundamental. Por meio de pesquisas, estudos históricos sobre os teóricos da matemática, utilização de software e jogos, busca adequar a disciplina à realidade de cada estudante, de modo que aprendam e apliquem no dia a dia.

Para a superintende do SESI de Roraima, Almecir de Freitas Câmara trabalhos como o de Alexsson, realizados pelas instituições, são muito importantes para a desenvolvimento da população. “Aqui na sociedade roraimense somos reconhecidos pela qualidade que permeia todas as nossas ações e pela ética nos relacionamentos e a transparência com que nos comunicamos com todos”, conclui.

Ana Caroline Mouta Rodrigues, de 16 anos, foi aluna de Alexsson por três anos e conta que a experiência de trazer a teoria para a prática - proporcionada pelo SESI - foi fundamental para o seu processo de aprendizagem.

“Os problemas que eram expostos nos livros, às vezes se tornavam difíceis só olhando e vendo a teoria, mas quando foi para a prática se tornou mais fácil”, conta a jovem que estudou no SESI do maternal à 8ª série. Atualmente, no ensino médio, Ana Caroline diz ter mais facilidade na matemática.

Para Almecir de Freitas Câmara o possível corte de recursos pode causar fechamentos de atividades, “Uma vez que vai ser cortado ou essa promessa de corte em todo o sistema, com certeza, um regional como o nosso vai fechar alguns serviços e não sei nem se não fecharia todo o regional. É bem preocupante mesmo”, analisa.

Os cortes previstos podem variar de 30% a 50% dos recursos recolhidos anualmente.

Fonte:Tainá Ferreira/ Agência do radio Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages